No primeiro
encontro com os alunos no Pré I Amarelo da EMEF São
Pedro, perguntei a eles o que mais gostavam de fazer e cada um deu sua
resposta. Dentre as atividades preferidas as que mais se destacaram foram
assistir vídeo no youtube e assistir desenho na TV. Dentro de um universo
de brincadeiras que poderiam ter sido destacadas pelas crianças,
a brincadeira com bonecas, por exemplo, foi mencionada por apenas duas crianças;
jogar bola foi o destaque de apenas um aluno e construir com legos foi lembrado por um.
Frente
a esses relatos, fico preocupada com a capacidade de criação,
imaginação, troca de experiências, entre tantas outras manifestações
sociais que a brincadeira proporciona às crianças e que, duma maneira geral, as novas
gerações estão sendo privadas em meio a tantos
atrativos tecnológicos, os quais são também, de extrema importância.
A escola se apresenta, neste caso, como parceira e promotora do desenvolvimento
infantil, pois é nela que são proporcionados tais momentos de troca,
interação e resolução de conflitos. Para Wallon, “o
grupo social é indispensável à criança, não somente para sua aprendizagem social,
mas também para o desenvolvimento da tomada de consciência
de sua própria personalidade. A confrontação com os companheiros a permite
constatar que é uma entre outras crianças e que, ao mesmo tempo, é
igual e diferente delas.”(Coleção Proinfantil, p.16)
Para
que essa “confrontação” aconteça de maneira espontânea
é
fundamental que o espaço da sala de Educação
Infantil ofereça um ambiente no qual as crianças possam te autonomia em criar e
recriar situações do cotidiano, colocando a imaginação em prática.
“
A criança não brinca numa ilha deserta. Ela brinca
com as substâncias materiais e imateriais que lhe são propostas.
Ela brinca com o que tem à mão e com o que tem na cabeça.
Só
se pode brincar com o que se tem, e a criatividade, tal como a evocamos,
permite justamente ultrapassar esse ambiente, sempre particular e limitado. O
(a) educador (a) pode, portanto, construir um ambiente que estimule a
brincadeira.” (BROUGERE, 1995, p.105 apud
Coleção Proinfantil, p. 26
O Projeto Convites
para Brincar: a brincadeira como protagonista na Educação Infantil, busca, desta maneira, estimular a
criatividade, imaginação, interação e autonomia dos alunos através
da construção de um ambiente que “convide à brincadeira”, no qual as
crianças se sintam pertencentes e atuantes, participando das decisões
e modificações contínuas. É neste espaço convidativo
que os meninos e meninas da turma do Pré I Amarelo construirão
as mais diversas aprendizagens, as quais não conseguiremos elencar neste texto,
porque não sabemos ainda quais serão nossas descobertas, pois é
neste espaço criado e recriado pelo grupo que “o nosso
conviver vai sendo registrado, marcando nossas descobertas, nosso crescimento,
nossas dúvidas. O espaço é retrato da relação pedagógica
porque registra, concretamente, através de sua arrumação (dos móveis)
e organização (dos materiais) a nossa maneira de viver esta relação.”
(FREIRE, 1986, apud Coleção
Proinfantil)
Mascotes do Projeto: Daniel e Giovana - nomes escolhidos pela turma
Rute e seus novos amiguinhos!
Laura Dias apaixonada pelos bonecos
Gérson mostrando quem chegou na turma
Biatriz ansiosa para a visita dos mascotes em sua casa
Nicolas segurando firme os novos amiguinhos
Lorenzo todo sorridente!!
Libni completamente apaixonada por Daniel e Giovana
João Henrique segurando com todo cuidado
Adryan orgulhoso dos novos coleguinhas
Davi era só alegria!!
Ágatha cuidando dos nossos mascotes
Andressa pronta para levá-los a sua casa
Isabela segurando com cuidado os novos amiguinhos
Andriélli feliz com a novidade
Eduardo adorou os mascotes
Fabiana não vê a hora de levá-los para casa
Kéurin ansiosa para brincar com eles
Fernanda cuidadosamente segura os novos integrantes da turma
Laura é só carinho com nossos mascotes
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