Educação em pauta

O Blog Pré Educação Infantil é um canal de comunicação entre família e professora criado em 2012 como parte do Projeto "Quem não se comunica se trumbica" para que possam acompanhar as atividades que as crianças estão realizando em sala de aula. Aqui, os pais e familiares ficam por dentro dos projetos, Sequências de Atividades e demais acontecimentos importantes da escola.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Amo muitooooo!!



às agosto 25, 2017
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Professora Simôni Deble

Unknown
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ▼  2017 (39)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (9)
    • ▼  agosto (20)
      • Ainda sobre "Tudo são Cores"
      • O balão vai subindo...
      • Ainda sobre o Projeto Convites para Brincar: a bri...
      • Sequência Arraiá do São Pedro
      • Algumas produções de "Tudo são Cores"
      • Espetinhos de Frutas
      • Circuito de Jogos
      • Páscoa
      • Visita dos mascotes nas casas dos alunos
      • Amo muitooooo!!
      • É por isso que meus picorruchos evoluem tanto no d...
      • Vale a pena saber... O que não pode faltar na Pré-...
      • Projeto "Convites para Brincar"
      • Projeto "Convites para Brincar: a brincadeira como...
      • Sequência "Minha família, Meu mundo"
      • Dia do Estudante
      • Sequência de Atividades " Sopa de Letrinhas"
      • Confecção de Jogos
      • Dia das Mães
      • Dia dos Pais
  • ►  2013 (16)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
  • ►  2012 (22)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (2)

Denunciar abuso

Seguidores

Total de visualizações de página

Livro/Cd A Mulher Gigante

Livro/Cd A Mulher Gigante
Dica de livro infantil

Livro/Cd Pandorga da Lua

Livro/Cd Pandorga da Lua
Dica de livro infantil

Bruxa, Bruxa, venha à minha festa

Bruxa, Bruxa, venha à minha festa
Dica de livro infantil

Bom Dia todas as Cores

Bom Dia todas as Cores
Dica de livro infantil

Menina Bonita do laço de fita

Menina Bonita do laço de fita
Dica de livro infantil

Gildo

Gildo
Dica de livro infantil

João e Maria

João e Maria
Dica de livro infantil

A Vaca que botou um ovo

A Vaca que botou um ovo
Dica de livro infantil

Viviana a Rainha do Pijama

Viviana a Rainha do Pijama
Dica de livro infantil

Bruxa Onilda vai à festa

Bruxa Onilda vai à festa
Dica de livro infantil

Os amores da Bruxa Onilda

Os amores da Bruxa Onilda
Dica de livro infantil

O Casamento da Bruxa Onilda

O Casamento da Bruxa Onilda
Dica de Livro Infantil

Dicas de Filmes Educação

  • Autismo: O Musical. Documentário
  • Temple Grandin. Filme baseado em história real (Autismo)
  • Um amigo inesperado. Autismo

Dicas de Livros Educação

  • MÉTODO MONTESSORI: UMA INTRODUÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES. Paula Polk Lillard. O que é o método Montessori de educação? Por que adotá-lo? O conjunto revolucionário de teorias, práticas e materiais didáticos criados pela renomada pedagoga Maria Montessori continua relevante para o mundo atual?
  • Educação Infantil pra que te quero. Carmem Maria Craidy, Gládis E. Kaercher, colaboradoresOs autores procuraram olhar para a ação cotidiana dos educadores de creches e pré-escolas, buscando dialogar sobre as dimensões de educação e cuidado dessa prática.
  • Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Elizabeth Shores e Cathy Grace.'Manual de Portfólio'' proporciona técnicas de avaliação com portfólio em passos que são fáceis de conduzir e suficientemente simples para fazerem parte do processo cotidiano de ensino, tornando a avaliação com portfólio uma estimulante exploração do aprendizado de cada criança. As autoras utilizam o Processo de Montagem de Portfólio em Dez Passos, no qual cada passo do processo prepara os professores para o passo seguinte.
  • Sabores, Cores, Sons, Aromas - A Organização dos Espaços na Educação Infantil - Horn, Maria da Graça Souza. Neste livro, a autora apresenta reflexões que ajudam a adentrar nos ambientes das creches e pré-escolas e perceber a rede de fatores que os compõem, de modo a compreender a mediação dos mesmos na promoção do desenvolvimento infantil, abrindo valiosas perspectivas para a educação infantil em nosso País.
  • Sinto-me Só: “Sinto-me Só” é um tocante livro de memórias. Em suas páginas, a história de um menino, hoje o reconhecido jornalista Karl Taro Greenfeld, ao lado de seu irmão autista é delicadamente exposta pela primeira vez. Greenfeld fala, com honestidade, sobre como foi crescer à sombra de seu irmão autista, revelando a complexa mistura de raiva, confusão e amor que definiu sua infância. A relação entre os dois é uma verdadeira lição sobre o que significa ser uma família, um irmão, uma pessoa. A franqueza de “Sinto-me Só” é arrebatadora e não deixará ninguém indiferente. Um exemplo de humanidade.
  • Um Caminho do Teatro na Escola : De Olga Reverbel, o livro faz um caminho do teatro na escola, dando dicas de como trabalhar esta arte com os alunos . Coleção Pensamentos e Ações no Magistério
  • Jogos Teatrais na Escola: atividades globais de expressão. Também de Olga Reverbel, o livro traz diversas atvidades de expressão, fáceis de trabalhar na escola. Coleção Pensamentos e Ações no Magistério
  • A Escrita Infantil:o caminho da construção. De Maria da Gloria Seber, o livro traz uma linguagem clara e objetiva de fácil compreensão. Vale a pena conferir. Coleção Pensamentos e Ações no Magistério
  • Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo socio-histórico. De Marta Kohl de Oliveira, o livro também traz uma linguagem clara oferecendo uma linguagem prazerosa e envolvente, assim como todos os livros da Coleção Pensamentos e Açoes no Magistério
  • Piaget: o diálogo com a criança e desenvolvimento do raciocínio. Maria da Glória Seber. Coleção Pensamentos e Ações no Magistério
  • Mais livros da Coleção Pensamentos e Ações no Magistério: * Trabalhando Habilidades, construindo ideias. Celso Antunes. *Explorando o Universo da Música. Nicole Jeandot. *De Emílio a Emília, a trajetória da alfabetização. Marisa Del Cioppo Elias. *Convite à Leitura de Paulo Freire. Moacir Gadotti.

Show de Talentos

Show de Talentos
Semana do Professor

Links que vale a pena conferir

  • Projeto A Cor da Cultura
  • Guayí Democracia, Participação e Solidariedade
  • Jogos de estímulo criados para pessoas especiais

Vídeos

Série Pralápracá - Organização dos Espaços na Educação Infantil

O saber e o sabor - Parte I


O saber e o sabor - Parte II

O saber e o sabor - Parte III


Série Autismo - Fantástico

Inclusão Digital e Desenvolvimento Humano: Cláudio Luciano Dusik





Projeto Som e Música: em ritmo de descobertas

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NOSSA SENHORA DO CARMO

Professora responsável: Simôni Deble

Justificativa:

Desde quando o bebê está no útero, já consegue ouvir os sons do que está à volta da mãe. Quando nasce, o primeiro choro é também a primeira manifestação de som do bebê no mundo fora do útero. Aos poucos ele vai balbuciando diferentes sons e se diverte com as descobertas. À medida que vai crescendo a criança vai se interessando cada vez mais por suas descobertas sonoras: batidas em potes, tampas de panelas, brinquedos musicais e até mesmo as diferentes entonações da voz da mãe e/ou cuidadores enquanto contam uma história, por exemplo, são os responsáveis por arrancar gargalhadas dos pequenos. Segundo Susana Rangel “sendo um fenômeno sonoro, a música só pode ser pensada, construída, descoberta, manipulada, refletida, representada, produzida, etc., com sons, pois ela é presença concreta e assim se realiza. Dessa forma, a música não é abstrata, nem é pura descarga de emoções; ela é um objeto de conhecimento palpável que deve ser descoberto pelas crianças a partir de seu fazer musical”.(2006:62)

Na Educação Infantil podemos perceber com frequência o interesse das crianças pelos sons e pela música. E é partindo deste interesse que o projeto “Som e Música: em ritmo de descobertas” se faz pertinente como atividade permanente, procurando envolver as crianças em atividades lúdicas que estimularão os sentidos e a construção no processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional.


Objetivos:

§ Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;

§ Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais;

§ Desenvolver a percepção auditiva;

§ Estimular os sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar, ser tocado.

§ Estimular ações: falar, cantar, andar, manipular;

§ Propiciar a interação na relação a dois e no grupo.


Atividade Desencadeadora:

Espaço de Leitura: “A menina e o tambor” (Sônia Junqueira)

Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas. Aos poucos, vai ficando contaminada pela desolação geral e começa, ela também, a desbotar. De repente, escuta o TUM-TUM do próprio coração e tem uma idéia. Vai em casa, pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando com força, enchendo o ar de TUM-TUNS contagiantes, arrebatando as pessoas, que ganham vida, recuperam suas cores e entram no cortejo de música e alegria que segue a menina e seu tambor.

Atividades:

§ Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o entorno e materiais sonoros diversos;

§ Interpretação de música e canções diversas;

§ Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

§ Contato inicial com instrumentos de percussão, utilizando-os também como objeto sonoro;

§ Escuta de músicas;

§ Intervenções feitas com os instrumentos nas músicas já escutadas anteriormente;

§ Exploração do corpo;

§ Percepção das partes do corpo separadamente;

§ Vivenciar os movimentos corporais através da música;

§ Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, etc.,

§ Gravação de vídeos das crianças cantando para que possam perceber e observar suas expressões faciais enquanto cantam;

§ Gravação da voz das crianças cantando para que possam escutar sua própria voz;

§ Escuta de cantigas de ninar;

§ Dançando a música “Desengonçada” (Bia Bedran)

§ Desenhando com olhos vendados ao som de música clássica;

§ Construção de instrumentos musicais com material de sucata;

Referências Bibliográficas:

Presença da Música na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. Disponível em http://www.pedagogiaopedaletra.com

SANTOMAURO, Beatriz. Sobre ritmos e sons. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/ritmos-sons-424831.shtml

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Musicalização de bebês II. Disponível em www.artesemelodias.blogspot.com.br

Música na Infância. Disponível em www.filomusica.com

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, Som e Movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Mediação: Porto Alegre, 2006.


Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Pesquisar este blog

Páginas

  • Início

Festinha de Encerramento

Postagens mais visitadas

  • O balão vai subindo...
     "O balão vai subindo Vai caindo a garoa O céu é tão lindo A noite é tão boa São João! São João! Acende a fogueira Do ...
  • Sequência de Atividades " Sopa de Letrinhas"
    Deixe seu comentário!!
  • Tem Projeto saindo do forno!!!
     E demos início ao projeto "Cantando Palavra Cantada"! A atividade desencadeadora foi com a música Toda criança quer. Confir...
  • Mais sobre 'Cantando Palavra Cantada'
    Essa semana conhecemos a música 'Bruxa Feia' da Palavra Cantada. As crianças aprenderam rapidamente a letra que é muito fácil!! ...
  • Faz-de-conta que...
    Diariamente escuto a expressão "Faz-de-conta que..." nos diálogos entre as crianças. São diversas as formas de imitar o cotidiano....
  • Releituras com interferência das obras de Romero Britto
    A Escola está desenvolvendo coletivamente o Projeto "Musicarte: sou artista, sou criança". O primeiro artista a ser estudado é Ro...
  • Ainda sobre A Tartaruga e o Lobo
    No canal oficial da Palavra Cantada encontrei esse vídeo de uma entrevista com a Sandra ( Sandreca) e o Paulo (Pauleco) sobre a canção/hist...
  • Família na Escola
    Fizemos às famílias a proposta de desenvolverem alguma atividade com a turma de seus filhos.  A avó da Brenda levou brinquedos musicais e...
  • Vídeo de Homenagem ao Dia das Mães
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.